| | A mesa ocorreu no contexto do Processo Estatuinte em vigência na Universidade Federal do Ceará (UFC) (Foto: Nah Jereissati/ADUFC-S.Sind) | ADUFC realiza debate sobre Estatuinte na manhã de sexta-feira (21) Na manhã da sexta-feira (21), o Espaço Cultural da ADUFC, em Fortaleza, recebeu a mesa “Um novo estatuto: avançar na democracia universitária”, com participação de Lídia Farias, TAE do IFCE e coordenadora geral de Administração, Finanças e Patrimônio do SINDSIFCE; do Prof. José Ernandi Mendes, docente e membro do Conselho Universitário da UECE; e da Prof.ª Irenísia Oliveira, docente da UFC e presidenta da ADUFC.
A diversidade da mesa aponta para a importância do conhecimento de outros processos democráticos em instituições de ensino superior, como ressaltou a Prof.ª Irenísia durante a abertura da atividade. “Nós consideramos importante fazer essa comparação para pensarmos também além do horizonte que nós já temos na UFC. Conhecer outras experiências, tanto de processos como de estatutos que já existem e que, eventualmente, podem ter avanços que seriam importantes de serem sinalizados”, apontou.
A coordenadora geral de Administração, Finanças e Patrimônio do SINDSIFCE, Lídia Farias, ressaltou as especificidades do processo para a construção da alteração estatutária do IFCE, que se deu em 2015, e também apontou diferenças nas perspectivas democráticas, relacionadas à UFC, como a legislação interna para a eleição da reitoria. “Uma coisa que é muito importante para os Institutos Federais é que nós não temos lista tríplice. O reitor que é eleito é, de fato, eleito e nomeado pelo presidente da república."
➕ Leia a cobertura na íntegra em nosso site | | | Estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes podem fazer parte das comissões setoriais da estatuinte (Foto: Guilherme Silva/UFC Informa) | Reitor orientará comissões setoriais da Estatuinte da UFC no dia 25/2; comunidade universitária é convidada a participar Os próximos meses de 2025 serão de ritmo intenso no processo de discussão e revisão do Estatuto da Universidade Federal do Ceará (UFC), principal documento normativo da Instituição. Por isso, no dia 25 de fevereiro, às 9h, no auditório do Centro de Ciências (Campus do Pici), o reitor da UFC, professor Custódio Almeida, e a Comissão Organizadora da Estatuinte se reunirão com as comissões setoriais para tirar dúvidas e orientar sobre os próximos passos do processo. O evento será híbrido e aberto a qualquer interessado, não sendo restrito aos integrantes das comissões. O público dos campi do Interior poderá participar de maneira remota, por meio de link a ser enviado por e-mail.
Todas as unidades acadêmicas e administrativas da UFC possuem comissões setoriais da Estatuinte. Elas são as responsáveis por debater internamente, com estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes, propostas de revisão do Estatuto, a fim de atualizá-lo e de garantir uma UFC mais democrática.
➕ Leia a notícia completa no site da UFC | | | | Letra Viva, o Círculo de Leitura da ADUFC, tem lançamento no dia 20 de março Juntar-se é sinônimo de esperançar. Reunir pessoas em torno de bons livros é garantia de que a semeadura de novos e bons tempos se faz em coletivo compartilhando o que temos de melhor: as ideias. Pensando nisso, a ADUFC convida para o início do Letra Viva - Círculo de Leitura da ADUFC.
O primeiro encontro do Letra Viva acontece no dia 20 de março (quinta), às 16h, acompanhado de boas leituras, bolo, café e chá no Espaço Cultural da ADUFC. O primeiro livro a ser debatido no encontro do dia 20 é “Água de Barrela”, da escritora Eliana Alves Cruz.
Para participar do Letra Viva é necessário se inscrever através do formulário do Círculo de Leitura. Na quinta-feira, 26 de fevereiro, à tarde, durante Assembleia Geral que será realizada no Auditório Izaíra Silvino (ADUFC-Fortaleza), serão sorteados três exemplares do livro Água de Barrela para as pessoas inscritas no Círculo de Leitura e que estejam presentes.
Após o primeiro encontro, o Círculo de Leitura irá acontecer mensalmente sempre na última quinta-feira de cada mês. A participação é aberta, livre e gratuita.
Letra Viva - Círculo de Leitura da ADUFC 1º encontro - 20 de março de 2025 (quinta) às 16h Livro para debate do 1º encontro: Água de Barrela - Eliana Alves Cruz Inscrições via forms Atividade aberta, livre e gratuita | | | | ADUFC e Escritório Câmara e Uchoa alertam para golpistas se passando por equipe jurídica do sindicato A Diretoria da ADUFC-S.Sind e a Sociedade de Advogados Câmara e Uchôa alertam que criminosos estão se passando por sócios/as e advogados/as da equipe jurídica do sindicato, entrando em contato com docentes filiados/as via WhatsApp informando sobre supostos valores referentes a processos judiciais a liberar junto à Receita Federal mediante o pagamento de taxa para “perito da Auditoria da Receita Federal”.
Ressaltamos que os/as profissionais jurídicos do Escritório Câmara e Uchôa NÃO entram em contato com clientes solicitando transferências via PIX, boletos ou depósitos em dinheiro para liberação de valores. Em realidade, este procedimento, de pagamento de “perito para liberação”, não é sequer previsto legalmente.
Fique atento/a e, caso você tenha recebido esse tipo de mensagem, entre em contato imediatamente com a Sociedade de Advogados Câmara e Uchôa por meio dos contatos oficiais: Telefone: 85 3234.7172 / 85 99103.7407 E-mail: contato@camaraeuchoa.com.br | | | | ADUFC participa da XVI Semana Pedagógica das escolas do campo das áreas de Reforma Agrária do Ceará De 10 a 14 de fevereiro foi realizada a XIV Semana Pedagógica das escolas de ensino médio e profissional do campo das áreas de Reforma Agrária do Ceará, uma iniciativa do Movimento dos Trabalhadores/as Rurais Sem Terra (MST) com o apoio da Secretaria de Educação (SEDUC), por meio da Coordenadoria de Educação Escolar Indígena, Quilombola e do Campo (COCIQ).
A formação reuniu cerca de 300 pessoas e foi realizada na Escola Filha da Luta Patativa do Assaré, localizada no assentamento Santana da Cal, em Canindé, Ceará. A convite do MST, a ADUFC esteve presente na Semana Pedagógica durante a programação do dia 11 de fevereiro representada pela Prof.ª Sônia Pereira, diretora de relações intersindicais da ADUFC, para compartilhar sobre as lutas dos/as trabalhadores/as da Educação e, em especial, dos/as docentes das Instituições de Ensino Superior.
Durante a sua participação na mesa da XVI Semana Pedagógica, a Prof.ª Sônia relembrou as lutas pelas reformas dos/as trabalhadores/as da Educação, compartilhou as impressões e observações do III Congresso Mundial Contra o Neoliberalismo na Educação, partilhou os debates e definições do 43º Congresso do ANDES-SN e ressaltou a importância da unidade dos/as trabalhadores da Educação em todos os níveis. “O centro mesmo do que os/as professores/as decidiram [no 43º Congresso] é a unidade das universidades federais, estaduais e municipais, a unidade do Ensino Superior com o Ensino Básico, dos educadores e educadoras de todos os níveis de ensino, porque essa unidade que poderá garantir mais força para lutar por nossos direitos”, concluiu.
➕ Leia a notícia na íntegra no site da ADUFC | | | | ADUFC e SINDSIFCE debatem mudanças na carreira docente no programa Rádio Debate O programa Rádio Debate, da Rádio Universitária FM, acompanhou a paralisação de técnicos-administrativos e docentes entre os meses de abril e junho de 2024, debateu as reivindicações e todo o processo de negociação das categorias com o governo, que se estendeu ao longo do ano.
As negociações resultaram na conquista da Medida Provisória 1.286, editada no final de 2024 pelo Governo Federal. Na MP estão as conquistas salariais e alterações nos planos de cargos e carreiras, mas também alguns artigos que preocupam os servidores.
Na sexta-feira (14), o programa Rádio Debate contou com a presença da Prof.ª Irenísia Oliveira, presidenta da ADUFC, do Prof. Roberto da Justa, vice-presidente da ADUFC, e do Prof. Cezar Amario, coordenador geral de Formação Política e Relações Sindicais do SINDSIFCE para debater o tema MP 1.286/2024: O que muda nas carreiras docentes da Educação Federal?
A Prof.ª Irenísia Oliveira ressaltou no início do programa a demora para que a MP fosse editada e publicada, fato que ocorreu somente no dia 31 de dezembro de 2024. “Nós esperamos com ansiedade que o governo enviasse o projeto de lei, o PL com as medidas do acordo de greve, e só [aconteceu] no dia 31/12. Isso causou muita ansiedade nos docentes”, comentou.
➕ Confira a cobertura completa em nosso site | | | | Consulta para reitoria divulga resultado final da votação e Conselho Universitário se reúne para elaboração da lista tríplice No último dia 19, a Comissão Organizadora da Consulta (COC) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) tornou público o resultado final da votação da Consulta Informal à Comunidade Universitária para escolha de Reitor(a) e vice-reitor(a), referente ao quadriênio 2025-2029.
O processo de Consulta foi realizado nos dias 12 e 13 de fevereiro, contando com a participação de docentes, técnico-administrativos em Educação e estudantes da instituição. O resultado final da Consulta Informal, bem como o histórico do processo consultivo e dos trabalhos da COC, estão disponíveis para acesso.
Na tarde do dia 20 de fevereiro, o Conselho Universitário da UNILAB se reuniu tendo como pauta única a elaboração de lista tríplice de candidatos a Reitor(a) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab, gestão 2025-2029. O Conselho Universitário construiu a lista tríplice acolhendo o resultado da Consulta Informal. | | | | (Foto: Té Pinheiro) | 15 anos da UNILAB é tema de enredo da Império Ideal, escola de samba mais antiga em atividade no Ceará Para quem conhece as tradições carnavalescas do Ceará sabe que na nossa folia não pode faltar maracatu, afoxé e samba! E o samba tem um lugar especial em muitos lugares do Ceará e vai consolidando um bonito reinado do interior a capital através de agremiações como a Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro (Esurd), em Várzea Alegre, na região Centro-Sul, criada por agricultores, e a Unidos do Morro, em Barbalha, no Cariri, ambas fundadas em 1963.
Na capital, o samba é presença confirmada nos tradicionais e populares desfiles carnavalescos da Av. Domingos Olímpio. E em Fortaleza é onde podemos encontrar a escola de samba mais antiga em atividade no Ceará. Esse título é da Escola de Samba Império Ideal que foi fundada em 1949 – inicialmente com o nome “Turma do Camarão”. (...)
Para o enredo do carnaval de 2025 a Império Ideal escolheu como tema os 15 anos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) com o enredo “Unilab: 15 Anos de Integração Cultural”. A ideia de homenagear a UNILAB partiu do acúmulo de debates e da militância relacionada ao Movimento Negro e da igualdade racial, é o que relata o presidente da agremiação, Ivaldo Paixão, capitão de Longo Curso e de Cabotagem (Marinha do Brasil), especialista em Filosofia, Política e Direitos Humanos (UFC) e militante do movimento negro. Ivaldo esteve presente na cerimônia de instalação da UNILAB em 25 de maio de 2011, evento que ficou marcado na sua memória. “Agora, por ocasião dos 15 anos que a UNILAB está completando, a nossa Escola de Samba Império Ideal, que sempre teve como prioridade fazer enredos Afros, nós achamos por bem homenagear a UNILAB e os países da lusofonia”, explica.
➕ Leia mais em reportagem especial no site da ADUFC | | | | (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil) | Entenda como Bolsonaro e outros acusados agiram para tentar dar um golpe de Estado, de acordo com a PGR A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou, na última terça-feira (18), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais 33 pessoas pelos crimes de tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, organização criminosa, dano qualificado e grave ameaça contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.
O objetivo central das ações da organização era impedir que o resultado das eleições presidenciais de 2022 fosse cumprido e impedir Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de tomar posse como presidente do país. A ideia era que Bolsonaro permanecesse no poder mesmo sendo derrotado nas urnas.
A denúncia explica como o núcleo duro da organização – composto por Alexandre Rodrigues Ramagem, Almir Garnier Santos, Anderson Gustavo Torres, Augusto Heleno Ribeiro Pereira, Mauro César Barbosa Cid, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira e Walter Souza Braga Netto, além do próprio Bolsonaro – atuou em diversas frentes para atingir seu objetivo.
➕ Leia a notícia completa no site do Brasil de Fato | | | | Conflito no Sudão começou em 2023 e causou milhões de deslocamentos (Foto: AFP) | ONU apela por apoio global para fim de crise humanitária no Sudão O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, fez um apelo urgente à comunidade internacional, para que as nações apoiem o Sudão. Desde 2023, o país vive uma crise humanitária de proporções catastróficas.
Durante a Cúpula da União Africana em Addis Ababa, capital da Etiópia, ele enfatizou a necessidade de "grande influência para o bem" no país e ajuda para conter a entrada de armas no território e os deslocamentos forçados do povo sudanês.
Guterres destacou a bravura de organizações populares lideradas por mulheres e socorristas locais, que representam a maior parte da ajuda humanitária prestada à população. Na próxima semana, a ONU lançará um plano humanitário de 6 bilhões de dólares para ajudar milhões de sudaneses que ainda estão no território e famílias refugiadas em países vizinhos.
Filippo Grandi, Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados, pediu maior atenção internacional, cobertura da mídia e ajuda para enfrentar a catástrofe no país africano. Ele afirmou que os conflitos no Sudão representam a "maior catástrofe humanitária" da atualidade. As declarações foram feitas na Conferência de Segurança de Munique, na sexta-feira (14).
➕ Leia a matéria completa no site do Brasil de Fato | | | | Caldeirão da ADUFC convida para Cortejo no Centro e Vivência com Calé Alencar O Caldeirão da ADUFC realiza no próximo sábado (22) um cortejo cultural no centro de Fortaleza. O cortejo, que terá início às 10h, sai da praça do Ferreira e segue até a Igreja do Rosário.
Ao final do cortejo, em frente a Igreja do Rosário, o Caldeirão fará uma roda para iniciar a vivência com Calé Alencar, do Maracatu Nação Fortaleza. O cortejo, bem como a vivência, é aberto a todas as pessoas que queiram participar.
Os cortejos de rua, bem como as vivências culturais, já são uma prática do Caldeirão da ADUFC. Vale lembrar que em 2025 o Caldeirão vem com uma novidade: pela primeira vez o grupo vai participar do tradicional desfile carnavalesco na Av. Domingos Olímpio. Os/as brincantes do Caldeirão da ADUFC vão abrir o desfile no sábado de carnaval, 1º de março, às 16h.
O Caldeirão da ADUFC está aberto permanentemente para novos/as brincantes, docentes ou não. Os ensaios ocorrem todas as quintas-feiras, das 19h às 21h, na sede da ADUFC. | | | | Bloco Sambocracia no Pré-Carnaval do Crato No sábado, 22 de fevereiro, a partir das 11h, o Bloco Sambocracia integra a programação de Pré-carnaval do Crato no Mercado Walter Peixoto. No turno da tarde, às 16h30, o Sambocracia sai em cortejo juntamente com o Bloco Craterdramas até a praça Siqueira Campos.
Bloco Sambocracia Sábado, 22 de fevereiro de 2025 | 11h Mercado Walter Peixoto Programação gratuita Crato - CE | | | 1º Seminário Ecos da Liberdade - Memórias e Resistências pelos Lugares do Tempo No sábado, 22 de fevereiro, das 9h às 18h, o Museu da Imagem e do Som do Ceará - MIS, realiza o 1º Seminário Ecos da Liberdade - Memórias e Resistências pelos Lugares do Tempo. A atividade, que acontece no auditório do MIS, em Fortaleza (CE), promove discussões sobre memória, direitos humanos e justiça, destacando a resistência durante a ditadura militar brasileira.
Confira a programação: - Fala Aberta 9h30 às 11h | “Mulheres em Luta! Arquivos de Memória Política” com Ana Pato, Caroline Junqueira e Aureli Alves
- Fala Aberta 11h às 12h30 | “Negro é um rio que navego em sonhos” com a curadora Aline Furtado e a escritora Cíntia Guedes
- Fala Aberta (13h30 às 15h) sobre o filme “Escuridão na Terra da Luz” com Popy Ribeiro
- Fala Aberta 15h Às 16h30 | “O legado de Beatriz Nascimento” com Alex Ratts e Elissânia Oliveira
- Fala Aberta 17h às 18h | “Jogos em Tempos de Guerra: As mulheres e a luta pela anistia no Brasil dos anos 1970” com Ana Rita Fonteneles e mediação de Cícera Barbosa
O 1º Seminário Ecos da Liberdade é uma programação gratuita e as inscrições podem ser realizadas via sympla.
➕ Mais informações no perfil do instagram do MIS Ceará
|
|